17 de set. de 2008

aquele da canção

como psicotizar uma criança - I

(receita de minha mãe, que soube me psicotizar como ninguém.)
ser criança há 20/30 anos atrás era realmente uma coisa bizarra. não existiam essas coisas de "brinquedos politicamente corretos", e "desenhos politicamente corretos". e ainda por cima não existia essa tal de psicologia infantil. então, nós crianças brincávamos com réplicas de revólveres super fiéis aos modelos originais, dava prá assaltar um banco com eles, juro por deus. e assistíamos desenhos onde o enredo era mais ou menos assim: uma mulher morre, e de vez em quando essa mulher resolve aparecer em espírito (meda) pro filhinho que ela tinha deixado, enfim... sofrimento do começo ao fim de algo que tinha que ser uma diversão não é mesmo?

mas não há nada pior do que comparado às canções infantis da época. e minha mãe me cantava uma, que até hoje só de lembrar me arrepia. o enredo: um menino (o antoninho) é morto pelo diretor da escola. tem psiquismo que aguenta isso meu deus??
leia se você tiver coragem, leia e aposto que você não dorme por três noites.

"antoninho, vá pra aula é preciso aprender
mamãe eu não vou à aula porque sei que vou morrer
bom dia, senhor mestre aqui tens o meu quinhão
pra pagar o senhor mestre o valor de seu pavão
vá-se embora, amigo meu, para o amigo não é nada

mande antoninho pra aula é preciso estudar
antoninho vai pra aula, já falei com o professor

papai, eu não vou à aula, porque sei que vou morrer
antoninho foi para aula todo o caminho a chorar

chegou na porta da escola, chorando a suspirar
o mestre quando lhe viu na hora de entrar

Pagou-lhe por um braço, agora me vais pagar
já são onze horas meio-dia não tarda a ser

já vimos os meninos da aula e antoninho sem aparecer
ó meninos, que vindes da aula, não viste o meu antoninho?
está morto na sala de livros
com o coração aos pedacinhos
seu pai que ouviu isto tratou de se preparar

meteu revólver no bolso e o mestre-escola foi matar
senhor juiz de direito venho me entregar à prisão

matei o mestre-escola com três tiros no coração
mataste o mestre-escola mataste um bom ladrão

mata-me essa gente toda até a quinta geração"

12 comentários:

Roberto disse...

*AAAAAAAAHHHHHHHHHHH!!!!*

:-o

zero disse...

não, vc tá inventando isso!

Anônimo disse...

Eu não gosto dessa música. Já tenho 26 anos e até hj tenho frio na barriga quando lembro da minha mãe cantando para mim. Na época eu cheguei a chorar, sem minha mãe ver, pois ia dormir e ficava com tanta dó dele, e quando eu ia para escola fugia do diteror, quando a professora dizia que o diretor ia na sala, eu queria ir embora! Foi terrível!!!

Stupid Girl disse...

askaposakpsoakspoakosas Meu Deus do céu.. tu ta zuando que essa musica existe né?

Unknown disse...

Tenho 47 anos e me lembro muito bem desta música, e como eu tinha dó deste Antoninho, se não me engano tinha ainda algo como caixão de prata ou negro caixão era horrivel.Hoje queria lembrar e por acaso digitei um pedaço da música e posso testemunhar que era bem assim mesmo.

Armindo Guimarães disse...

Eu é que me arrepiei, carago!

Hoje, dia da mulher, lembrei-me da minha mãe e da canção que ela muitas vezes me cantava e que até hoje não esqueci.

Lembrei-me de procurar na net a letra dessa canção pois só sabia alguns trechos e eis que a primeira busca que fiz me trouxe aqui e ao ler este post arrepiei-me porque o que foi dito pela autora é exactamente as recordações que eu trago da infância acerca dessa canção.

Impressionante!

Agora que graças a este blog tenho a letra completa, vou ver se descubro a música. Se conseguir, prometo que venho aqui partilhar.

Abração

Armindo Guimarães disse...

Olá!

Sou eu outra vez! eheheheh

Estive a ler atentamente a letra e notei que existem pormenores que não sabia e outros que não constam da letra.

Por exemplo, tinha para mim que tudo tinha acontecido porque sem querer o Antoninho matou um pavão que era estimado pelo mestre.

E nesta parte...

"está morto na sala de livros
com o coração aos pedacinhos"

... a minha mãe cantava-me:

"está morto na sala dos livros
morto como um passarinho".

Lembrei-me agora que não sabendo o título dificilmente encontrarei a música, mas... vamos ver.

É uma canção triste (como aqui já disseram) é certo, mas a mim não me fez mal nenhum. eheheheheh

Abraços

Armindo Guimarães disse...

Não há duas sem três! eheheheh

Ainda não descobri a música e provavelmente não a descobrirei mas acabo de descobrir um site que fala muito detalhadamente sobre a canção.

E, tal como eu tinha dito, tudo começou por causa do pavão. eheheheh

No site tem a letra, um pouco diferente da que a Fabiana postou aqui no blog.

Eis o link do site:

http://jangadabrasil.com.br/revista/julho80/cn80007b.asp

Agora vou mesmo embora!

Abraços

Ah! Parabéns à Fabiana pela ideia deste post e pelo seu blog.

Anônimo disse...

cantei essa musica em minha infancia, nunca soube onde aprendi a letra dessa musica hj me veio a lembranca de antigas cancões e encontrei a letra em seu blog

Anônimo disse...

Que isso em?!
Dormia bem pra caramba né?!?!
É... Ser criança a um tempo atrás era bem diferente...

Huahuahuahauhau

Que medoooooooooo!!

Ricardo disse...

Olá, tenho 17 anos, sou de Portugal e a minha mãe também me cantava essa canção terrivel! Lebrei-me de vir ver á net se essa canção era famosa e pelos visto há mais crianças que ficaram traumatizadas...

Anônimo disse...

Sim. Eu tambem ficava triste ao escutar essa cançao tenho hoje 38 anos. Me arrasava com essa canção