2 de out. de 2008

aquele da professora:

na década de 60 era normal as professoras baterem nos alunos. inclusive com a permissão dos pais. na década de 60 eu disse.
já na década de 70 era mais ou menos normal as professoras baterem nos alunos. alguns pais reclamavam, outros não... enfim...
agora na década de 80 se um professor batia em um aluno era caso de polícia, pais faziam motim na porta da escola (mentira), delegacia de ensino, etc e tal.
poizentão: estávamos em 1984. disse bem? 1984. e eu tinha uma professora que (repito) em 1984 tratava seus alunos de um modo, digamos assim, bastante peculiar. puxão de cabelo, beliscão, empurrão de encontro à quinas de mesa, tapa na cabeça... LEGAL ELA NÉ??
prá ser bem sincera, eu nunca fui agredida por essa professora. mas as outras mães começaram ver seus filhos com hematomas, com partes de seus corpos faltando, e logo desconfiaram da suposta agressora.
e na segunda-feira estava uma mãe reclamando da professora na sala do diretor. (no caso, a minha)
ué, como assim?? se a professora não tinha te batido, porque sua mãe estava lá?
*foi a mesma pergunta que o diretor fez à minha mãe...*


e a resposta veio à altura:

não, ela não bateu em minha filha. porque se ela tivesse batido, eu teria vindo aqui e quebrado a cara dela na saída.
**minha mãe adorava essa coisa de pegar na saída**

bom, e se na segunda-feira só tinha uma mãe reclamando da distinta, na sexta-feira TODAS as mães estavam na sala do diretor.
é que contra fatos não há argumentos. existiam os hematomas, sim. mas acima de tudo, naquela época tinha uma lenda de que criança não mentia, (e naquela época não mentia mesmo) e então fez-se valer a voz das crianças agredidas.
decisão tomada, a mulher foi mandada embora.
fim da história?
não.
antes de ir embora, tivemos uma última aula com ela. e o final da aula foi assim:
(professora)
- bom, vocês já devem estar sabendo que hoje é o último dia que eu vou ver vocês. vou ser mandada embora, e eu não sei o motivo. eu não tenho outro trabalho e vou passar fome. não sei como vou sobreviver agora sem emprego. vocês nunca mais vão me ver. à partir de segunda, uma outra professora irá tomar o meu lugar e... *lágrimas de crocodilo*

(alunos)

**há coração que aguente tanta chantagem emocional minha gente??**

Um comentário:

Roberto disse...

algo me diz que essa sua professora era eu numa vida anterior.

;)

lembrei do dia em que a professora mais serena da minha escola, que até chorava na nossa frente, pegou uma garrafinha (e, na época, não existia garrafinha pet, era de ferro mesmo) e bateu com toda a força na cabeça dum moleque. logo depois, ela ainda disse 'tá vendo o que você faz?"

eu, mesmo com meus 7 anos, já tinha noção de que ela tinha feito algo de muito errado. mas, como ninguém gostava do garoto, cujo passatempo preferido era dar porrada em todo mundo, ficamos todos em silêncio, nos sentindo vingados com aquela garrafada.

por dias, eu revivi aquele momento com imenso prazer, de todas as formas: em câmera lenta, com trilha sonora e até replay com zoom na cara de dor do moleque.

*lágrimas de emoção*

fim